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Historia
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Wing chun (ving tsun ou wing tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.

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A arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.

Descrição

Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monge shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.

Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...

Mais antigo que o caratê e o taekwondo[carece de fontes] (só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monge Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo[carece de fontes]. Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, mas também tirava proveito delas. Tornou-se um sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Ópera Chinesa).

A principal diferença, entre os estilos praticados até então, está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.

História

Há aproximadamente 250 - 300 anos atrás, o povo chinês Han vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza da China. Os Hans eram proibidos de praticar artes marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da população chinesa até hoje. Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham papel importante para o maior entendimento na busca da iluminação.

Existem várias versões para a história do sistema envolvendo o templo de Shaolin (Siu-Lan), a monja Ng Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a linhagem a que pertencem. A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun) a história basicamente segue igual, com exceção de algumas recentes versões que descartam totalmente a existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão um salto na história até a era dos juncos vermelhos. Aqui são apresentadas algumas destas histórias de acordo com suas linhagens:

Do templo à Yim Wing Chun na linhagem Leung Ting

É dito que o mosteiro Shaolin (Siu Lam, no dialeto cantonês) dispunha de 36 câmaras (ou templos). Uma dessas câmaras, a Vein Tsun Tong, era liderada pela monja budista N´g Mui, já conhecida na época por ser perita no estilo "Weng Chun Bak Hok Pai" - Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian.

Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no templo Shaolin e declarou a monja N'g Mui, juntamente com outros mestres do templo, foras-da-lei. Fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.

N'g Mui dirigiu-se ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon", ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região, deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que já sabia, criando um novo sistema de combate.

Lá, a monja aceita somente uns poucos alunos, dentre eles Yim Wing Chun , uma linda garota filha dum comerciante local, muito assediada por alguns locais, e por um rufião, que era temido por ser um bom lutador. A monja então, mediante exaustivos treinos, ensina sua técnica e conhecimentos à garota.

Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa.

Do templo à Yim Wing Chun

O templo de Shaolin da província de Henan era um lugar onde muitos revolucionários de partidos esquerdistas procuravam exílio, numa época onde o templo era muito respeitado. Entretanto, não era do interesse do Governo Manchu que esses rebeldes permanecessem vivos, e devido aos monges constantemente aceitarem peregrinos, tornou-se de fácil acesso para certo espião que, disfarçado, envenenou toda a água e ateou fogo nas dependências do templo, abrindo as portas e permitindo a entrada dos soldados Manchus.

Após a destruição de Shaolin pela invasão do exército Manchu, Ng Mui, decidida a continuar na vida religiosa, ingressou no templo da garça branca onde, ali próximo, conheceu o velho Yim Yee. Segundo a história, Yim Yee tinha uma filha chamada Yim Wing Chun, que conforme os costumes chineses da época, tinha sido prometida em casamento, para um negociante da província de Fukin Neste lugar, havia homem chamado Wong que provavelmente pertencia a hierarquia governamental da região, e que era famoso tanto por sua habilidade em lutar quanto por seu mau procedimento. Atraído pela beleza de Yim Wing Chun, Wong queria-a como uma de suas concubinas, dizendo que, ou ela se casava com ele, ou ele a tomaria à força em uma determinada data. Yim Yee estava velho e já não tinha mais condições físicas de enfrentar o valentão em um duelo, o que era muito comum nesta época para resolver diversos assuntos. Todos os dias, ele e a filha se preocupavam com a data que se aproximava sem saberem o que fazer.

Enquanto isso, a monja Ng Mui que estava hospedada no templo da garça branca, costumava descer à vila, no sopé da montanha para fazer pequenas compras. Certo dia, conversando com Yim Yee, ficou sabendo do que se passava, e se propôs a ajudar. Yim Wing Chun passou a estudar sob a tutela de Ng Mui, e como conseqüência de seu aprendizado, ela mesma resolveu duelar contra Wong, conseguindo derrotá-lo em um combate onde à questão disputada era sua própria liberdade. Mais tarde, casou-se com o noivo que lhe tinha sido reservado, de nome Leun Bok Tao, o qual já possuía conhecimento de artes marciais antes de desposá-la. Depois do casamento, Yim o via praticar seus exercícios e fazia-lhe sugestões a respeito de certas técnicas. A princípio, prestou pouca atenção a essas sugestões, pois se considerava um bom lutador. Mas o tempo foi passando e começou a notar certas pertinências em suas observações. Também não se esquecia do fato que havia derrotado um homem no passado. Resolveu então, desenvolver as técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)

De Leung Bok Toa a Yip Man nas linhagens de Yip Man

De Leung Bok Toa (Leung Bok Chau), o sistema é passado à Leung Lan Kwai, médico herbário e osteopata. Até esta época, a arte ainda não havia sido nomeada, todavia, ao ensiná-la, "Bok" dá o nome de sua amada esposa ao novo sistema: "Wing Chun Kuen", em português, "Punhos de Wing Chun" (em homenagem a ela). O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da primavera".

Leung Lan Kwai sucessivamente ensina-o para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei. Esse foi o período conhecido como dos Juncos Vermelhos, que constituía numa apresentação itinerante, onde esses mestres se apresentavam, a estes foi atribuída também uma atividade revolucionaria contra o governo Manchu.

O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou para Chan Wah Sun e também para seus próprios filhos, iniciando a fase Fat Shan (cidade onde estes mestres residiam).

De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o estilo é ensinado a Yip Man que o difunde em Hong Kong, e, por intermédio de seus filhos e alunos é difundido em escala mundial.

Como o wing chun chegou ao Ocidente

O Wing Chun foi transmitido em secreto em algumas linhagens, e em âmbito familiar na de Yip Man, até a década de 40, quando este teve que se mudar para Hong Kong. Alguns de seus primeiros alunos foram Wong Shun Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung. Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar nos Estados Unidos, provavelmente foi a primeira pessoa a fazer a transliteração fonética do chinês para o inglês: "Wing Chun". Entretanto, alguns estudantes do Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da associação da sigla W.C. (banheiro) com o sistema, e assim o transcreveram em "Ving Tsun". No final da década de 60, por motivos de saúde, o Patriarca Yip Man decidiu não mais ensinar, entregando sua escola aos cuidados de seus estudantes mais antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as portas!".

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Por intermédio de Leung Ting

O Patriarca Yip Man não poderia imaginar que o adolescente, que um dia encontrou parado nos degraus de sua porta, pudesse ter tanto interesse por sua pessoa e pelas técnicas do Wing Tsun.

Leung Ting que já havia passado quase oito anos sob a orientação de Leung Sheung (primeiro estudante de Yip Man em Hong Kong) foi aceito pelo patriarca como discípulo “a portas fechadas” (estudante particular) e aprendeu as técnicas mais avançadas do Wing Tsun. O Grande Mestre instruiu Leung Ting de uma maneira muito peculiar. Em vez de corrigí-lo, começando com a primeira forma, iniciou suas lições com a mais avançada das técnicas de mão vazia, isto é, com a técnica do boneco de madeira.

Com a idade de 19 anos, Leung Ting, estudante da Universidade Batista de Hong Kong, formou nesta universidade sua primeira turma de Wing Tsun. Em apenas seis meses ele tinha mais de 120 alunos. Um verdadeiro recorde naqueles tempos, visto que por causa dos tradicionais métodos de ensino seguidos na época, nenhum outro instrutor de Wing Tsun contava com um número tão grande de alunos. Sendo responsável por tantos alunos, Leung Ting viu-se obrigado a desenvolver um sistema de ensino mais moderno e que pudesse satisfazer as necessidades de cada praticante em especial. Criou um programa sistemático de aulas, que garantia ao aluno poder continuar e aprender todas as técnicas, sem faltar sequer uma. Esse foi o início do método que se tornaria muito conhecido no mundo.

Em 1972, no ano de falecimento do Patriarca Yip Man, e na época que Bruce Lee se tornava o astro de cinema mais famoso no sudeste da Ásia, Leung Ting começava o seu trabalho de desenvolvimento, atualização e modernização da arte do Wing Tsun.

Por intermédio de Wong Wai Chung (Greco Wong)

No final da década de 1950, Greco Wong, residindo em Hong Kong, e já tendo experiência em kung fu e esgrima iniciou seu aprendizado em wing chun com Tsui Sheung Tin, posteriormente com Mak Po e depois com Moy Yat, todos estes treinavam diretamente com o grande mestre Yip Man. Por intermédio de Moy Yat, Greco Wong fora apresentado a Yip Man, com o qual teve aulas particulares na casa do grande mestre por bom tempo. Greco Wong tem como seu aluno de primeira geração, Thomas (Lo Siu Chung), aluno da época em que ensinava na faculdade em Hong Kong, inicialmente a um grupo de 5 alunos. Em 1969 Greco Wong lança a primeira publicação sobre wing chun para o ocidente; wing chun kung fu, methods of self defense; junto a R. Clausnitzer. Greco Wong residiu na Àfrica do Sul, Inglaterra, Hong Kong, e atualmente Canadá. Divulgou ensinando nos países por que passou, além de seus discípulos se estabelecerem em outros países como Taiwan, Brasil. Greco Wong não ministra mais aulas abertamente; enquanto manteve aulas abertas a público construiu uma reputação de um mestre do qual seu ensino foi muito rigoroso em relação a disciplina, a técnica e sua aplicação real, a relação tradicional entre mestre e aluno. A maneira de se ensinar, de Greco Wong sempre se manteve de maneira reservada.

Por intermédio de Duncan Leung

Apresentado a Yip Man por Bruce Lee seu primo, Duncan (Leung Siu Hung) passou a treinar pagando US$ 08,00 por mês, e depois U$ 12,00, convicto de que toda vez que brigasse na rua sairia vencedor, o que aparentemente acontecia, pois desferia vários socos no rosto de seu oponente, o qual sangrava muito, entretanto, quando chegava em casa tinha que passar pomada nas costelas pois também tinha sido muito golpeado.

Observando as técnicas dos alunos mais antigos, foi a Yip Man e disse: "Isto é tudo que aprenderei?" - Pois Duncan já não estava mais tão impressionado. "O que mais você esperava pagando apenas US$ 12,00?" - Respondeu Yip Man. "Você tem US$ 300,00?" - Concluiu. A partir de então, Duncan passou a ter aulas individuais em sua casa pelo período de quatro anos e meio com o idoso Mestre Yip Man, com o qual concluiu todo o estilo, até que teve que viajar para a Austrália para cursar o ensino superior em Administração. Em 1970 mudou-se para os EUA e hoje reside seis meses na china e seis meses nos EUA.

Em 1970 começou a dar aulas a policiais americanos, em New York. Nos anos 80 passou a treinar o "Seal Team" - grupo especial da Marinha norte-americana. A seguir, ministrou aulas para a SWAT e o FBI em Virginia Beach, sendo o único Chines a morar na cidade dos militares em Virgina Beach.

Aprendizado e treinamento

A primeira base aprendida é denominada Yi Ji Kim Yeung Ma, adaptada ao treinamento de socos, defesa e base de combate. A postura Yi Ji Kim Yeung Ma é utilizada, entre outras coisas, para se fortalecer a base, buscando o apoio do centro de gravidade aumentado o equilíbrio e a consciência corporal.

O Siu Nim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o método suavidade/firmeza nos socos e defesas com os braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do Wing Chun.

O método de treinamento pode ser divido em 4 partes:

Formas

"Formas" são seqüências ordenadas de movimentos que servem para dar coordenação corporal. Assim como no ensino fundamental (primário) precisa-se aprender exercícios motores com a mão (serra-serra, ondinha, bolinha, etc) antes de iniciar o trabalho da escrita, no Wing Chun você precisa aprender exercícios motores com o corpo antes de iniciar o trabalho das técnicas de luta.

Formas de mãos: 1) Siu Nim Tao "pequena idéia". 2) Chum Kiu - "ponte que desaba". 3) Biu Jee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira (traduções equivocadas, siu=pequeno, nin=ideia, tao , caminho) chum=procurar kiu=ponte, biu= apontar jee=dedos Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Baat Chum Doa {se pronuncia tou}"Facões Borboleta (Espadas Gêmeas)".{traduçao e interpretaçao equivocada também, pa=8, cham =cortes, tou= facas}

Chi-sao (mãos que aderem)

É a única arte marcial que possui um exercício onde os reflexos táteis são tão amplamente treinados. Por intermédio do Chi-Sau desenvolve-se a capacidade dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos braços do agressor. Os reflexos de defesa do Chi-Sau são determinados de um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente. Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.

Lat sao (trapping hands) "mãos que enganam"

No Lop Sau utiliza-se as mãos e braços como "armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo adversário. Era uma das técnicas preferidas de Bruce Lee.

Técnicas de luta

Desenvolvimento de técnicas de luta com base nos três primeiros conceitos para as diversas situações de combate.

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